Este mês me aventurei mais uma vez pelo mundo do Itamar Vieira, um escritor que conta histórias como ninguém, história de luta, de preconceito e da simplicidade da vida no interior. Depois de ler "TORTO ARADO" fiquei apaixonada por sua maneira de mostrar as angústias do povo.
Aí veio "SALVAR O FOGO" um livro que nos convida a refletir sobre as relaçoes famíliares, abordando temas delicados, traumas e a maneira como cada pessoa lida com esses sentimentos, além das consequências através dos anos.Dificil não se sentir tocado pela escrita do Itamar.
Ler seus livros, é antes de tudo uma experiência de vida, cada personagem parece dividir com o leitor sua caminhada,suas alegrias e frustrações.
Assim é a história da jovem Luzia que junto com seus pais e irmãos tentam sobreviver, do pouco que a terra cansada oferece. Apesar de muitas gerações de sua familia, cuidarem daquele chão ainda batalham para tirar dela o seu sustento.
Depois que perdeu sua mãe, a situação em casa ficou mais dificil. Luzia ainda sofre a perseguição dos vizinhos, que veem em sua deficiencia fisica um sinal de que ela é o mal.
"Há muitos anos ele me perguntava:"Dói,Luzia?".E quando a amargura e aralva me deixavam responder eu dizia: "Não,não dói nada,há palavras que doem mais,há desprezo que dói mais, há malcriação que dói mais,existem muitas coisas que doem mais".
Mesmo assim ela cuida do pequeno Moises desde que nasceu, colocando o na escola da igreja.Para que , ele tenha um futuro melhor que ela e seus irmãos.
Moises é esperto, gosta de estudar mas passou por momentos ruins. Ele tenta contar para a irmã tudo que está acontecendo,ela no entanro,prefere não acreditar e ainda o castiga. Revoltado, ele foge para a cidade e começa a viver suas próprias lutas só retornando anos depois, quando seu pai é internado com ferimentos graves e quer a companhia dos filhos . Assim, mesmo por um motivo tão triste, a família volta a se reunir.
" Não foram poucas as vezes que me deitei na rede e pedi a Deus enquanto todos dormiam: Por Luzia,por meu pai,pelos irmãos que deixaram a casa antes e depois, e por mãe Alzira,que dormia em alguma nuvem pairando no céu da Tapera."
Nesses dias , anos de lutas, tristezas,segredos e saudade se unem.Muitas coisas acontecerem, novos problemas surgem, será que o tempo curou as feridas ?
É um livro que trás reflexão, uma história que comove, e que acontece, é uma boa pedida pra ler o livro bjs.
ResponderExcluirBom que achou interessante, volte sempre.
ExcluirEu amei torto arado, foi uma ótima leitura pra mim. Mas acho que não estou na vibe para esse segundo livro do Itamar ainda. Quem sabe mais pra frente eu leia, pq a escrita dele é ótima!
ResponderExcluirSim, Torto arado mexe com a gente e esse livro segue essa pegada. abraços.
ExcluirOlá
ResponderExcluirEu adorei a sugestão de leitura :) é bem interessante.
Fico feliz que gostou, em breve darei outras dicas,bjus
ResponderExcluirOie, tudo bem? Tenho visto muitos elogios sobre esse autor, inclusive salvei um livro dele para ler depois. Por enquanto estou lendo as matérias da faculdade tenho prova no final do mês. Gostei da proposta dele e das reflexões. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirEle é muito bom mesmo,os livros retratam situações vividas pelo nosso povo, uma maneira de conhecermos melhor nossa história e refletirmos sobre nossa sociedade,vale a pena ler.bjus.
ResponderExcluir