AMOR AO RIO:UM PASSEIO PELO CENTRO DA CIDADE MARAVILHOSA

Não poderia comentar nada sobre esse livro, sem antes falar um pouquinho sobre o autor, o historiador Thiago Gomide. Ele é historiador,jornalista,apresentador do canal The history Channel e muito mais. 
Quando comecei a acompanhar seus posts, fiquei apaixonada pelo seu jeito de apresentar os fatos e curiosidades históricas. 

Agora já não perco nenhuma oportunidade de aprender com um professor tão brilhante.
Aí para minha surpresa, ele lança um livro sobre meu Rio de janeiro, mostrando o centro, suas lojas famosas, algumas histórias que o tempo apagou, porém continuam vivas em na memórias de muitos cariocas.

O livro conta com ilustrações lindíssimas mostrando a evolução desse comércio e as pessoas que fizeram parte dos grandes eventos além histórias curiosas por trás desses acontecimentos.

Fiquei muito emocionada ao ler, pois minha mãe, ainda jovem trabalhou naquelas ruas e sabia como chegar a todo lugar.
Naquele tempo, ir para centro significava um passeio de barcas e eu, criança adorava tudo, a multidão, o colorido das vitrines, os lanches e brinquedos pendurados nas portas das lojas.Era uma festa  !!

"MESBLA,DUCAL E SLOPER: A TRINCA QUE ESTÁ NA MEMÓRIA AFETIVA DO RIO"
"Mesmo que a pessoa esteja na corrida,é um desafio enorme não perceber o grande relógio do Passeio Público,bem perto dos arcos da Lapa,hoje não se vê mais o letreiro da Mesbla compondo o cenário,entretanto os mais experiêntes não conseguem desassociar."  


A cada página um turbilhão de recordações e também muitas informações que facilitam nosso entendimento sobre como essa região , se tornou mais que um centro comercial comseus bares tradicionais, a gastromia a até a moda desfilou naquelas ruas.





"O COMÉRCIO DO CENTRO DITA A MODA"
Um salão de baile disputado,do balacobaco,como se dizia à época.Casais dançam elegantes,exibindo trajes de gala.

Resumindo é uma leitura perfeita para quem deseja passear pelo centro do Rio de Janeiro, através do seu comércio e dos que lutaram para mantê-lo vivo, não só por sua importância história mas econômica e por fazer parte da vida de muitos cariocas, que trabalham ou passam por lá.






Honestamente, o tema merecia  outros volumes e quem sabe o autor nos dê mais surpresas tão agradáveis como esta? Deixo o convite para que vocês visitem o TÁ NA HISTÓRIA onde o autor fala sobre diversos fatos históricos e personalidades.Fica a dica.


Comentários