O CRIME DO CAIS DO VALONGO:UM SUSPENSE QUE TEM COMO PANO DE FUNDO ,MOMENTOS SOMBRIOS DE NOSSA HISTÓRIA

                           O Cais do Valongo-Construído em 1811, o cais do Valongo, situado na zona portuária do Rio de Janeiro, foi o local por onde desembarcaram os Africanos escravizados e que  depois eram negociados.Em 2011,durante as obras de revitalização, foram descobertos dois ancoradouros e diversos objetos de culto originários do Congo, Angola e Moçambique.

Ficção e realidade se unem para montar esse suspense policial que tem como pano de fundo, o Rio de Janeiro do século XIX.

O assassinato de um comerciante de escravos dá inicio a uma investigação que mostrará ao leitor como era a sociedade da época, as injustiças e toda a crueldade que foi a escravidão.

"O senhor Bernado Lourenço Viana, conhecido comerciante do Valongo, foi achado morto na rua  Detraz do hospício, em frente a huma morada de cazas do sobrado com três janelas de frente"

A narração dos fatos que antecederam o crime, foram feitos  pela escrava  Moana Lómuè e por Nuno Alcântara Moutinho, que auxiliava na investigação, do assassinato do senhor Bernado.O livro mostra esses dois pontos de vista.

Moana, que ao contrario de outros escravos, sabia ler e escrever, porém precisava manter isso em segredo, para a sua segurança.Cuidava da casa do senhor Bernado, junto com mais dois escravos, Roza e Marianno, a quem considerava sua pequena familia.
  leva anúncios ao jornal e escondi

 Enquanto isso, Nuno tentava entrar na hospedaria com o pretexto de investigar o crime. Ele no entanto, tinha outra intenção, no passado devia um dinheiro a vitima e só quando encontrasse o papel dessa dívida,e destruísse estaria livre para continuar a sua vida.

Mas no caminho descobriria outros segredos que também precisaria guardar para ter sua liberdade.

A medida que o leitor se aprofunda na história, percebe que Moana, Roza e Marianno, não são escravos comuns, unidos pela dor de sua condição, vulneráveis as crueldades de seu senhor, eles lutam com os dons que possuem para ter justiça e liberdade.

Afinal, o senhor Bernado não é lá essas coisas, seu caráter e temperamento violento , além de abusador pode tê-lo colocado no caminho de seu assassino. Não vai ser fácil descobrir quem, quer vê-lo morto, entre tantos suspeitos.

O Crime do cais do Valongo, é um livro para refletir, a escritora num momento de total sensibilidade, colocou a realidade da época da escravidão, a crueldade, os castigos, as injustiças paralela a uma investigação policial, que na verdade, acaba perdendo fôlego diante da força de personagens como Moana e seus amigos Roza e Marianno. 

Não se consegue parar de ler até chegar ao fim e quando este chega, a vontade é voltar a ler.

Outro detalhe é fidelidade da ortografia da época que aparece nos anúncios do jornal.

É um livro com apenas 200 páginas porém são inesquecíveis!   

  

                                          Curiosidades sobre o cais do Valongo         

Em 2017, foi declarado Patrimônio Histórico da humanidade pela Unesco, por ter sido o único vestígio material da chegada dos Africanos nas Américas.

                                      complexo do Valongo:

o lazareto: Hospital de quarentena para os recém chegados doentes.

casas de engorda: Local onde eram alimentados para serem vendidos

armazéns de venda: local onde eram vendidos.

cemitério de pretos novos: vala comum onde eram jogados os africanos que chegavam sem vida. 


Comentários

  1. nossa, parece ser um livro bem legal
    eu gosto muito de ação, mas esse eu ainda não conhecia
    adorei

    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  2. História sobre a escravidão são sempre histórias tristes, pelo fato de os escravos serem mal tratados, pela crueldade dos senhores daquela época, mais gostei muito da sua resenha, é um livro que vale a pena ler, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Além da escravidão e a realidade da época, um mistério por trás de um assassinato. A história me pareceu bem atraente. O tipo de livro que vale a pena dar mais do que uma olhada! bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu adorei a sugestão de livro é bem interessante 🙂 já quero ler

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Realmente parece ser um livro com bastante indagações e debates, até por conta das temáticas que são abordadas. Para mim, seria uma leitura sensível, mas acho que super necessária. Quero um dia sim tentar. Adorei a resenha e dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Tânia,

    Gosto bastante quando uma leitura me leva a refletir e esse foi apenas um dos pontos que me deixou curiosa por essa narrativa. Adorei saber que a época foi retratada com toda a crueldade existente e que esse é o tipo de livro que devoramos de uma vez, além dos suspeitos serem muitos. Anotei a dica aqui!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Opa! Esse livro parece ser bem intenso. Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro eu nao conhecia, mas adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  9. Parece bem interessante. É uma época bem triste.

    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  10. Vim correndo ler a resenha depois que vc me indicou esse livro, e já pus ele na minha fila! Acho que todas as pessoas deveriam ler livros nesses estilos para entenderem certas coisas com menos ignorância; Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom flor,fico muito feliz,bjus.

      Excluir
  11. Não conhecia o livro mais adorei a resenha,me deixou curiosa vou procurar para ler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é a vida do blog.
se gostou, não deixe de seguir.